A poucos dias da chegada ao Japão para a disputa do Mundial de Clubes, o Barcelona parece já se solidarizar com a população do país. Recentemente, um grupo de jogadores que contou com astros como Messi, Xavi, Iniesta e o brasileiro Daniel Alves gravou um comercial com palavras de solidariedade ao povo japonês, afetado pelo terremoto que assolou parte do país em março deste ano.
No vídeo, os jogadores afirmam, em japonês, que todo o Barcelona "está do lado do povo do Japão". A Terra do Sol Nascente é o segundo país com mais sócios fora da Espanha (são 1.470) e conta ainda com duas torcidas, a Sol Naciente e a Peña Japán - que foram procuradas por dirigentes do clube catalão pouco depois da tragédia para saber como estavam seus integrantes.
O clube conta ainda com uma escola para formação de jogadores na cidade de Fukuoka. O tremor, ocorrido em 11 de março, veio seguido de um tsunami e assolou a costa noroeste do Japão, deixando mais de 15 mil mortos.
O Barcelona volta a campo no sábado, às 19h, diante do Real Madrid. O superclássico acontece no Santiago Bernabéu e é válido pela 16ª rodada do Campeonato Espanhol. Caso os merengues vençam, abrirão seis pontos na liderança para os catalães, que têm um jogo a mais.
De Madri o clube parte para a disputa do Mundial de Clubes. A estreia será no dia 15, às 8h30m (de Brasília), contra o vencedor do duelo entre Espérance, da Tunísia, e o Al Sadd, do Qatar.