Não são apenas os clubes brasileiros que estão em busca de novos talentos pelo país. Pela oitava vez desde 2008, o Roma vai realizar mais um Campus em solo fluminense. Entre os dias 11 e 17 de dezembro, o clube receberá meninos e meninas entre 8 e 14 anos na cidade de Petrópolis. E a iniciativa já surtiu efeito. No ano passado, dois meninos que atuam no Fluminense participaram do evento e chamaram a atenção dos olheiros do clube da capital italiana.
Mateus Jorge e Lucca Mota, ambos nascidos em 1998, foram observados pelo técnico Sandro Tovalieri, na época comandante nas categorias de base do Roma. No relatório ao qual o GLOBOESPORTE.COM teve acesso, os dois meninos recebem elogios do treinador e, apesar de continuarem atuando no clube das Laranjeiras, seguem em observação pelos olheiros do clube europeu.
De acordo com o relatório, Lucca e Mateus têm talento para atuar no clube.
- Lucca tem boa visão de jogo, é bom tecnicamente, mas um pouco lento. Mateus é um atacante muito rápido, com visão de jogo. Tecnicamente, é muito bom. Devemos ter os dois sob observação para o futuro – analisa o relatório.
Da Itália, Tovalieri, que hoje é o treinador da equipe de juniores do Roma, explicou por e-mail como é feita a avaliação dos garotos da categoria de 1998.
- O aspecto mais importante nesta faixa etária é, certamente, o da coordenação motora e da técnica individual. Isso é importante para que os atletas estejam aptos a participar de suas categorias. É importante tentar melhorar as características técnicas dos atletas com trabalhos individuais e coletivos, sem deixar de lado o aspecto emocional de cada jovem – explicou.
Fãs de Neymar e Messi, Mateus e Lucca têm opiniões parecidas sobre os treinos realizados na Itália. Para eles, as atividades no Roma deram mais ênfase na parte técnica. Por outro lado, no Brasil, a prioridade é o treinamento físico.
Enquanto Lucca elogiou a história e a cultura da Itália, Mateus mostrou bom humor ao falar dos prazeres da capital italiana.
- O país é lindo, limpo, de pessoas educadas e prestativas. Comi muito bem, muita pizza e sorvete – brincou o menino.
Os pais de Lucca e Mateus admitiram que a intenção é permanecer no Fluminense e chegar aos profissionais. Mas ambos não descartam uma ida antecipada para a Itália por conta da oportunidade de ver os filhos atuando por um grande clube da Europa.
- Nossa família sempre teve como meta para o Lucca a chegada ao profissional do Fluminense. Porém, também vemos como alternativa a possibilidade de trabalhar na Itália, onde ainda temos parentes, para que ele não desperdice uma chance como esta – afirmou Salvador Mota.
Em 2008, na primeira edição do Campus, o Roma recrutou, também em Petrópolis, o menino Caio Werneck, na época com 9 anos. Atualmente, o garoto mora com a família em Roma e é um dos destaques das categorias de base do clube da capital.
Mateus e Lucca foram à Itália e tiraram foto com De Rossi, ídolo do Roma (Foto: Divulgação)
Meninos do Fluminense posam com o uniforme do
Nenhum comentário:
Postar um comentário